Usando o Pixel do Facebook

Guia de implementação do pixel do Facebook

Neste artigo, explicaremos como criar um pixel do Facebook, como adicionar os respectivos código base e código de evento ao site e como definir as conversões.

O que fazer:

 

Como criar um pixel do Facebook

Para criar seu pixel do Facebook:

  1. Acesse a guia Pixel do Facebook no Gerenciador de Anúncios.
  2. Clique em Criar um pixel.
  3. Insira um nome para o pixel. Só pode haver um pixel para cada conta de anúncios, então escolha um nome que represente seu negócio.Observação: você pode mudar o nome do pixel posteriormente, na guia Pixel do Facebook.
  4. Marque a caixa para aceitar os termos.
  5. Clique em Criar pixel.
Importante: se criou um pixel de Público Personalizado anteriormente, então você já tem uma versão antiga do pixel do Facebook e não verá uma opção para criar outros. No entanto, é altamente recomendável atualizar para o código base do pixel do Facebook e adicionar os respectivos códigos de evento para acessar todos os produtos que podem beneficiar o seu negócio.

Sobre o código do pixel do Facebook

O código de pixel do Facebook é composto por dois elementos principais:

  • Código base do pixel
  • Código de evento

O código base do pixel rastreia as atividades no site, fornecendo uma linha de base para medir eventos específicos. É necessário instalá-lo em todas as páginas do site.

Para instalar o código base do pixel:

  1. Acesse a Página Pixels, no Gerenciador de Anúncios
  2. Clique em Ações > Ver código
  3. Copie o código base e cole-o entre as tags <head> em cada página da Web ou em seu modelo de site para instalá-lo no site inteiro

Eventos são ações que ocorrem no site, seja como resultado dos anúncios do Facebook (pagos) ou como alcance orgânico (não pago). O código de evento permite rastrear essas ações e aproveitá-las nos anúncios.

Há dois tipos de eventos para envio:

  • Eventos padrão – 9 eventos para os quais podemos rastrear e otimizar os anúncios, sem a necessidade de ações adicionais. Veja abaixo um exemplo da aparência do código do site com os eventos padrão instalados.
  • O código do pixel do Facebook com um evento padrão.

    1. O código original do seu site: cole o código de pixel do Facebook entre as tags <head> e </head> do seu site. Provavelmente você já tem outro código existente entre as tags <head>, por isso é só colocar o código de pixel abaixo delas, e acima de </head>.

    2. Seu código base do pixel do Facebook: o código do seu pixel do Facebook terá a mesma aparência do diagrama acima, sendo que o número de identificação do pixel será diferente de 1234567890.

    3. Seu código de evento padrão: no código de pixel do Facebook, acima da tag </script>, cole o código de evento padrão que é relevante para sua página (por exemplo, Concluir registro, Adicionar ao carrinho). Você deverá fazer isso em todas as páginas que quiser rastrear.

    O importante é que cada página do site deve ter todo o conteúdo incluído na seção 2 (o código base), no entanto, páginas diferentes terão trechos de código diferentes na seção 3 (código de evento padrão). Veja outro exemplo abaixo.
    Como é a aparência do código na página de adição ao carrinho.
  • Eventos personalizados – São ações importantes para o negócio, embora não seja possível usá-las para rastrear e otimizar sem ações adicionais. Saiba como usar eventos personalizados.

Adição do código básico do pixel do Facebook às páginas do seu site

Para adicionar o pixel de Público Personalizado no seu site:

    1. Acesse a guia Pixel do Facebook no Gerenciador de Anúncios
    2. Clique em Ações > Visualizar código do pixel
    3. Clique no código para realçá-lo

 

  1. Clique com o botão direito do mouse e selecione Copiar ou use o comando Ctrl+C ou Cmd+C
  2. Clique em Concluído
  3. Vá até o HTML do seu site e cole o código

Dica: recomendamos que você coloque o código nas tags header do HTML do site para assegurar que ele possa rastrear todo o site.

Adição do código de evento às páginas do seu site

O código de evento indica ações específicas que são importantes para o seu objetivo comercial. Para adicionar o código de evento ao seu site:

  1. Acesse a guia Pixel do Facebook no Gerenciador de Anúncios.
  2. Clique em Criar conversão > Rastrear conversões com eventos padrão.
  3. Copie o código de evento dos eventos que forem importantes para você.
  4. Vá para o código do site e coloque o código de evento nas páginas relevantes. Para fazer isso, recomendamos adicionar o código de evento separadamente entre as tags do script. Recomendamos também não modificar o código base do pixel.

Dicas: adicione um funil de eventos completo (por exemplo, ViewContent, AddToCart e Purchase) para capturar todas as ações de compra relevantes.

Nas páginas especiais do site que você quiser rastrear e para as quais quiser otimizar seus anúncios, adicione um desses 9 eventos padrão. Por exemplo, alguém que estivesse vendendo brinquedos em seu site colocaria códigos de eventos padrão na página de adição ao carrinho e na página de compras. Basta copiar e colar tudo na coluna de código de evento padrão e adicioná-la à página em seu site onde você gostaria de acompanhar essa ação. Certifique-se de evitar adicionar seu código de evento padrão à seção de cabeçalho de seu site (onde você adiciona o código base do pixel do Facebook). Se você fizer isso, não saberá em que página do site um determinado evento aconteceu. Se preferir usar as regras de URL em vez dos eventos padrão, você poderá usar as conversões personalizadas.

Ação no site Código do evento padrão
Ver conteúdo fbq(‘track’, ‘ViewContent’);
Pesquisar fbq(‘track’, ‘Search’);
Adicionar ao carrinho fbq(‘track’, ‘AddToCart’);
Adicionar à lista de desejos fbq(‘track’, ‘AddToWishlist’);
Iniciar confirmação da compra fbq(‘track’, ‘InitiateCheckout’);
Adicionar informações de pagamento fbq(‘track’, ‘AddPaymentInfo’);
Fazer compra fbq(‘track’, ‘Purchase’, {value: ‘0.00’, moeda: ‘USD’});
Lead fbq(‘track’, ‘Lead’);
Concluir registro fbq(‘track’, ‘CompleteRegistration’);

Observação: você pode também adicionar diversos parâmetros para cada código de evento padrão, como ID do conteúdo, valor e moeda. Os eventos de conversão padrão exigem que os parâmetros de valor e moeda estejam em funcionamento. Os parâmetros são opcionais para todos os outros eventos padrão. Saiba mais sobre os parâmetros.

Outras opções

Quero instalar apenas a tag da imagem do pixel do Facebook
Não consigo posicionar os eventos padrão entre as tags

 

Confirme se o pixel foi implementado corretamente

Como definir as conversões

Para rastrear e otimizar os eventos no site que são importantes para você, defina-os como conversões. Os eventos padrão já são conversões, portanto, se estiver usando esse tipo de evento, não será necessário executar mais nenhuma etapa. Eles estarão disponíveis para rastreamento ou otimização.

Se estiver usando eventos personalizados, planejando usar regras baseadas em URL ou se quiser definir uma conversão como um subconjunto específico de eventos padrão, execute as etapas detalhadas abaixo.

Uso de eventos personalizados como conversões

Para usar eventos personalizados como conversões:

  1. Implemente eventos personalizados no código da sua página
  2. Acesse a guia Pixel do Facebook no Gerenciador de Anúncios
  3. Clique em Criar conversão > Rastrear conversões personalizadas
  4. Na seção “Regra”, clique na lista suspensa e altere URL contém para Eventos

    Observação: poderá demorar alguns instantes até que os Eventos sejam exibidos

  5. No campo sob a lista suspensa, selecione o evento personalizado que você pretende definir como conversão
  6. Na seção “Categoria”, clique na lista suspensa Escolha uma categoria e selecione a opção mais apropriada
  7. Atribua um nome à conversão personalizada
É possível também adicionar um valor de conversão padrão. Usaremos esse valor, se nenhum valor estiver sendo enviado dinamicamente como um parâmetro dentro do evento personalizado. Se um valor não for definido ou enviado, vamos defini-lo como 0 por padrão.

Veja suas conversões personalizadas.

Uso de um subconjunto de eventos padrão como conversões

Para usar um subconjunto de eventos padrão como conversões:

  1. Acesse a guia Pixel do Facebook no Gerenciador de Anúncios.
  2. Clique em Criar conversão > Rastrear conversões personalizadas
  3. Na seção “Regra”, clique na lista suspensa e altere URL contém para Eventos.

    Observação: pode demorar alguns instantes até que os Eventos apareçam.

  4. No campo sob a lista suspensa, selecione o evento padrão.
  5. Se o evento tiver enviado parâmetros com ele, você poderá selecionar o valor de pares de chave. Se o evento deveria estar lá, mas não está, verifique se ele foi configurado para enviar dados em parâmetros.
  6. Na seção “Categoria”, clique na lista suspensa Escolher uma categoria e selecione a opção mais apropriada
  7. Atribua um nome à conversão personalizada.
Também é possível adicionar um valor de conversão padrão. O valor que atribuiremos à conversão será o valor que você especificar, se os valores não estiverem sendo enviados dinamicamente como um parâmetro no evento personalizado. Se um valor não for definido ou enviado, vamos defini-lo como 0 por padrão.

Veja suas conversões personalizadas.

Veicular sua campanha

Para criar uma campanha usando um pixel:

  1. Vá até a seção de criação de anúncios
  2. Selecione o objetivo Aumentar conversões no seu site
  3. Clique em Continuar
  4. Escolha um evento de conversão
  5. Para concluir a criação da campanha não deixe de:
    • Selecionar Conversões como opção para “Otimização para veiculação de anúncio”, no nível do conjunto de anúncios
    • Inserir o URL da página na qual deseja rastrear conversões, no campo “URL de destino”, no nível do anúncio
  6. Clicar em Enviar pedido quando concluir

Lembre-se de que você pode usar o pixel do Facebook da mesma maneira quando cria seus anúncios no Power Editor. Seu anúncio rastreará automaticamente todos os eventos de conversão disponíveis para que você não tenha que selecionar manualmente um pixel para rastreamento. Você poderá ver todos esses dados nos seus relatórios de anúncios.

Fonte: Facebook (Abr 2017).